quinta-feira, 31 de maio de 2012

Últimos Veleiros...28

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Árabe

Caíque de comércio, de 50 t., ano de 1898.
Este caíque e outros semelhantes costumavam vir do Algarve, carregados de sardinha, vendê-la a Viana pela altura da quaresma, onde faziam bom negócio.
Um deles, em sinal de alegria pelos lucros obtidos, saiu a barra de Viana a deitar foguetes, mas infelizmente não regressou mais ao Algarve, pois naufragou no percurso.
Na Quinta da Boa Viagem existia uma pintura que representava este barco no estaleiro, na frente da Casa do Campo da Feira situada no Largo 5 de Outubro.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (19)

Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)


(A Gaivota)


terça-feira, 29 de maio de 2012

Últimos Veleiros...27

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Estrela do Mar


Chalupa, de comércio, de 260 t., ano de 1899.
Este prestigiado veleiro foi propriedade dos armadores Razoilo e Batata, de Aveiro, e João Màcara, de Olhão, e teve como mestre Manuel Màcara, que pertenceu à sociedade armadora e também era de Olhão, mas se fixou em Viana depois de se consorciar com uma vianesa.
O Estrela do Mar ocupou-se sobretudo a transportar pranchas de madeira para Málaga, daqui levava mercadorias diversas para Marrocos, onde carregava fava para Lisboa, e da capital descia a Setúbal para se encher de sal destinado a Viana.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ex-Votos das Gentes do Mar (5)

Dedicado aos santos e santas seus protectores, a quem faziam promessa nas horas de aflição, as Gentes do Mar ofereciam com a sua fé...neste caso à Nossa senhora D'Agonia, Viana do Castelo o  ex-voto  pelo pedido atendido.
( Este naufrágio é relatado aqui )



domingo, 27 de maio de 2012

Últimos Veleiros...26

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Valladares

Chalupa, de comércio, de 270 t., ano de 1904.
Pertenceu à praça de Caminha até 1910, quando foi adquirida, juntamente com a Valladares II, de menor tonelagem, pelo armador João Magalhães Filho, para a praça de Viana.
 Depois de muitos anos ao serviço deste porto, encalhou num banco de areia, quando deixava o porto de Setúbal, com um carregamento de sal, e assim se perdeu. A Valladares II foi torpedeada no mar das Berlengas por um submarino alemão, durante a segunda guerra mundial.

sábado, 26 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (18)

Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

( Esperança )


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Safemarine Limpopo chega a Viana

Ontem tive a oportunidade de fotografar a chegada do navio  Safemarine Limpopo  ao  Porto Comercial de Viana do Castelo, que passo a mostrar nesta sequência de imagens.

Com o  Santuário de Santa Luzia  lá no alto


Vai-se aproximando e rodando

Já em posição começa a aproximação à muralha

Lentamente vai chegando ao posto de atracação

Já atracado o  Piloto  desembarca, vendo-se ao fundo o  Navio Gil Eannes  de 1955

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Últimos Veleiros...25

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Razoilo

Chalupa, de comércio, de 260 t., ano de 1896. Esta embarcação teve como armadores Razoilo e Batata, de Aveiro, e João Màcara, de Olhão, e como mestre, distinto na arte de navegar, Manuel Batata.
O navio esteve ao serviço do comércio de Viana, transportando sobretudo vinho verde, madeiras e milho para Lisboa, e carregando sal de Setúbal para a seca do bacalhau.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (17)


Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

( Imagem de Jesus )   



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Últimos Veleiros...24

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


D. Rosa


Chalupa destinada ao comércio, de 250 t., ano de 1897.
Inscrita na praça de Fão, teve como armadores Rodolfo Vieitas Costa, José Vivo e Canhoto, e como mestre o lobo do mar Roberto Novais. Viajou sobretudo entre Viana e Lisboa, levando madeiras, pipas de vinho verde e milho, e trazendo, de regresso, farinhas, açúcar e outros artigos para comércio.
Por altura da primeira guerra mundial, o D. Rosa ia a caminho de França, com um carregamento de vinho verde e outros géneros alimentares, quando foi torpedeado, ao norte de Leixões.

sábado, 19 de maio de 2012

Navio Corvo em Reparação

No dia 17 deste mês captei estas imagens do navio porta contentores  Corvo, do armador  Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos, S.A., de Ponta Delgada  em reparação nos  Estaleiros Navais  de  Viana do Castelo.





Detalhes:
Comprimento fora a fora - 119,80m
Boca - 20m
Pontal - 8,38m
Calado - 7,90m
Porte Bruto - 9.000 t
Capacidade total - 610 Teus
Máquina principal CAT.MAK, 500 rpm
Potência - 6.000 KW
Geradores - 2x400 KW, 1500 rpm
Velocidade - 16,5 nós

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (16)


Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

(São Francisco)


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Últimos Veleiros...23

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Mensageira


Chalupa, de 50 t., destinada à navegação comercial, ano de 1892. Durante os seus 24 anos de existência, entrou repetidas vezes em muitos portos portugueses, desde o Algarve, aonde, entre outras mercadorias, levou tabuinha para caixas de latas de conserva de peixe, e Setúbal, onde carregava sal para Viana, até aos portos onde, para fugir ao mau tempo, era capaz de entrar a qualquer hora do dia ou da noite. Era também conhecida por GAIVOTA DO MAR, porque ostentava na proa um desenho que lembrava essa ave.
Acabou os seus dias nas proximidades de lagos, depois de um iate algarvio lhe ter rebentado as amarras, fazendo-a encalhar no rochedo.
Existia na casa do Eng.º Roberto Espregueira Mendes, na Abelheira, um quadro a óleo, em que se reproduzia, em primeiro plano, este barco surto no Lima, junto aos estaleiros de São Bento.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (15)


Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

(Trevo de quatro folhas)


domingo, 13 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (14)


Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

 (Imagem da Senhora D'Agonia)


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Últimos Veleiros...22

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Isabel


Vapor de rodas, para reboque e transporte de passageiros no Guadiana, ano de 1893. Foi modificado nos estaleiros do Cais Novo, onde se procedeu à substituição do casco inglês de origem. Pertenceu à empresa das minas de Pomarão (S.Domingos), no Algarve. A remodelação foi efectuada pela família dos Pintos «Calafates».

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estaleiros Navais de Viana do Castelo

Não tenho informação se este navio traz carga para os estaleiros ou se vem para alguma reparação.
As fotos que aqui vos deixo, foram captadas no dia 1º de Maio em  Viana do Castelo,  na bacia de aprestamento1 dos  ENVC aonde podemos ver  o navio Boterdiep com pavilhão da  Monróvia.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Proas em Viana do Castelo (13)

Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no  Porto de Viana do Castelo.
( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)

( Letra A de Amor )


sábado, 5 de maio de 2012

Últimos Veleiros...21


Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.

Destemido

Iate de longo curso, de 300 t.
Embora pertencesse à praça de Aveiro, esteve fretado ao comércio de Viana. Carregava chulipas ou travessas de madeira para os caminhos de ferro de Espanha, tocando o porto de Huelva, e daí seguia até Marrocos para carregar fava com destino a lisboa. Da capital dirigia-se ao porto de Setúbal com o propósito de receber sal destinado a Viana.
 Na sua última viagem, quando rumava de Huelva para Safim, Marrocos, um vapor françês, surgido do nevoeiro, cortou-o por ante a ré do mastro grande, causando a sua perda irreparável.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Piloto da Barra

Somente após o navio terminar a manobra de atracação, com os cabos na muralha o  Piloto da Barra  que o navio dirigiu até ao cais dá por findo o seu trabalho e aqui o vê-mos a descer pela escada de quebra-costas como é apanágio dessa profissão, entrando na lancha dos Pilotos; esta sequência de fotos dá-nos conta dessa manobra no Porto Comercial de Viana do Castelo.





terça-feira, 1 de maio de 2012

Pescador Arte Audaz

Hoje 1º de Maio, dedico este post aos Pescadores.

Para a faina bem cedo partem

e tarde regressam do Mar,

 após horas de trabalho árduo, por vezes sem nenhuns ganhos, ainda em terra têm de labutar, 

 que os apetrechos de pesca têm de os pôr prontos para o outro dia pescar.


Esta é a vida do Pescador que o peixe para nós traz, a  gente não lhes dá o devido valor mas em todas as artes sempre foi o mais audaz.
Estas fotos são uma pequena mostra dessa realidade que neste caso é o retrato do Pescador de Viana do Castelo.


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