quarta-feira, 16 de maio de 2012

Últimos Veleiros...23

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Mensageira


Chalupa, de 50 t., destinada à navegação comercial, ano de 1892. Durante os seus 24 anos de existência, entrou repetidas vezes em muitos portos portugueses, desde o Algarve, aonde, entre outras mercadorias, levou tabuinha para caixas de latas de conserva de peixe, e Setúbal, onde carregava sal para Viana, até aos portos onde, para fugir ao mau tempo, era capaz de entrar a qualquer hora do dia ou da noite. Era também conhecida por GAIVOTA DO MAR, porque ostentava na proa um desenho que lembrava essa ave.
Acabou os seus dias nas proximidades de lagos, depois de um iate algarvio lhe ter rebentado as amarras, fazendo-a encalhar no rochedo.
Existia na casa do Eng.º Roberto Espregueira Mendes, na Abelheira, um quadro a óleo, em que se reproduzia, em primeiro plano, este barco surto no Lima, junto aos estaleiros de São Bento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...