terça-feira, 23 de agosto de 2011

Navio do futuro

E - SHIP 1

Encontra-se no Porto Comercial de Viana do Castelo, o navio do futuro, que pode ser visto atracado  em manobras  de carga, até dia 26 deste mês data prevista da sua saída.



Propriedade da Enercon, empresa alemã que é também  fabricante de turbinas eólicas, este navio é usado para transporte de componentes de turbinas eólicas e para tal se encontra no Porto de Viana do Castelo.
O que mais chama a atenção neste navio são as quatro "torres" no seu convés, nada usual nos navios.
O que acontece porém é que as ditas torres de 27 metros de altura, por 4 metros de diâmetro, são rotores eólicos capazes de captar a energia do vento, auxiliando na propulsão do navio  fazendo poupar cerca de 30 a 40% do combustível.
Para saber mais sobre o mesmo clique aqui.

3 comentários:

  1. Caro amigo José Castro!
    Espero que esteja tudo bem consigo!
    Este navio é sem dúvida um modelo a seguir pelos navios do Futuro. A utilização de energias renovaveis passa em dúvida também pelos navios de cruzeiro, mas o promenor das "torres" é que devia ser estudado melhor, visto que estraga a beleza em alguns navios...
    Cumprimentos e tudo de bom
    Jorge Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Um navio diferente mas bonito, bem pelo menos para mim que gosto dele.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  3. Bem bonito...com "cara" de futuro, para alem das torres...de salientar toda a extrutura bem fechada, preparado para todas as vagas dos mares mais agrestes e ainda assim com um ar bem elegante...
    Esta aí, Gostei bastante...
    Um abraço José

    Marília Marques

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...