quinta-feira, 1 de julho de 2010

VianaTerra de Marinheiros...1

Pelos confins do Mundo muitos Vianenses navegaram.
Há muitos anos atrás foi terra de marinheiros, fossem navegadores à descoberta de novas paragens ou piratas ávidos a saquearem o que quer que fosse, ficando muitos na história.
Alguns eram naturais da cidade, outros vindos de bandas longínquas por cá ficaram.
A Cidade de Viana do Castelo tem hoje diversas estátuas homenageando vários desses Homens que ficaram famosos e a partir de hoje aqui vou passar a mostrar.

João Álvares Fagundes
João Álvares Fagundes foi um navegador Vianês  a quem se deve o descobrimento da Terra Nova e Lavrador pelos anos de 1520-1521 entre outras.
Faleceu em 1522 tendo sido sepultado num túmulo na Capela do Santo Cristo 

da Igreja Matriz  (Sé) situada no centro da Cidade. 

2 comentários:

  1. Caro José Castro,
    Como deve imaginar aprovo toda e qualquer iniciativa, que lembre o nome daqueles que
    audaciosamente desbravaram os caminhos do mar.
    Todavia, sou de opinião que anónimos, gente do norte, nomes não contemplados pela história, terão navegado 200 anos antes de João Alvares Fagundes e dos Corte-Reais, até à Terra Nova.
    1º Porque se D. Afonso Henriques, conquistou Lisboa aos mouros, não o consigo imaginar a chegar à capital a cavalo e muito menos a pé.
    2º Porque doutra forma seria muito difícil compreender o casamento duma neta de D. Afonso Henriques, filha do rei D. Sancho I, com o rei Valdemar II da Dinamarca.
    3º Porque por volta de 1350 o rei de Inglaterra,
    já não nos queria por lá.
    Para terminar pergunto-me quantos João Alvares Fagundes e outros Vianenses, navegaram desde o Lima, escrevendo páginas gloriosas de valorosas descobertas, que muito nos honram.
    Um grande abraço,
    Reinaldo Delgado

    ResponderEliminar
  2. Caro Reinaldo Delgado,estou plenamente de acordo com o seu comentário, mas o que me proponho é de aqui mostrar as estátuas existentes cá na Cidade pois que para dizer mais,teria que me socorrer de documentos e isso já seria outro trabalho. De qualquer modo agradeço o comentário e a visita a este modesto Blog.
    Um abraço
    José Castro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...