quinta-feira, 12 de novembro de 2009

14ºNavio M/T Jasmine B, 19º Embarque


M/T Jasmine B
Tendo desembarcado em Fevereiro de 1988, aborrecido com tudo e com todos, pensei em não mais embarcar, fui então para o desemprego ao qual ainda tinha direito, mas só lá estive cerca de dois meses porque mais uma vez fui à procura de trabalho, desta vez nos Estaleiros Navais na minha Cidade aonde permaneci de Maio 1988 até início de Setembro de 1990.

Como estava por contrato e o ordenado era muito baixo, quando via telefone me propuseram um contrato igual aos Italianos, não pensei muito e lá parti para mais uma nova experiência desta feita num navio petroleiro.

Nova Orleães, foi o porto de embarque a 5 de Setembro de 1990.


Apanho o avião para a cidade de Nova Orleães no Estado de Luisiana nos USA, estou um dia no hotel e no dia seguinte alguém da agência me vem buscar para me levar para o navio.
postal de Nova Orleães

Chegado a bordo e sendo o último a embarcar, constatei que no meio da tripulação Italiana havia um Português que era o Radiotelegrafista e assim já éramos dois a falar a mesma língua.
Após dois dias de preparativos, pois que a tripulação era toda nova à excepção do 3ºMaquinista, Australiano a viver em Inglaterra, partimos por sinal para lá (por esse motivo ele continuou a bordo desembarcando à chegada) ,
poucas horas depois da saída paramos no mar alto pois que as temperaturas da máquina principal atingiam níveis elevados devido a falta de circulação da água de arrefecimento do motor, (tubos entupidos por falta de manutenção) quase passado um mês chegamos ao destino.
Este navio estava em muito más condições, felizmente não aconteceu nada de grave,como não tinha viagens fixas, não recordo todos os portos, mas recordo que andamos por

postal de Nova York
Monróvia na Libéria,
(Aqui embarcaram dois naturais para fazerem serviços de limpeza e pinturas).

Port Elizabeth na Africa do Sul,

Abidjan na Costa do Marfim,

Lagos na Nigéria,

Freetown na Serra Leoa
,
outros mais de que agora não me lembro.
Alguns destes portos não podíamos ir a terra pois que o navio fazia a carga ou descarga no meio do mar.

Passaram-se 6 meses e mais uns dias e desembarquei na Holanda, a meu pedido pois que já estava ausente da família há muito tempo e as saudades ... tendo apanhado o avião de Amsterdam directo a Lisboa, a 12 de Março de 1991.

postal de Amsterdam
postal de Nova Orleães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...